O cross training é uma atividade que permite que aqueles que desejam aumentar rapidamente a sua condição física geral através de diferentes exercícios realizados em um tempo determinado.
Os atletas o usam especialmente para continuar a reduzir seus pontos fracos e se prepararem para suportar as fases mais intensas do treinamento
O cross training completa o treinamento tradicional de musculação, que tem como objetivo trabalhar um músculo isolado.
Nos últimos anos, ele tornou-se um esporte da moda, acessível a todos, que tende a impor-se como “A” disciplina do retorno à forma. Ele difere dos outros métodos:
pela intensidade maior do que no treino clássico com a sequência de exercícios que mobilize todos os músculos e um tempo de recuperação curto (quanto mais forte a intensidade mais os exercícios que se tornam difíceis).
os movimentos funcionais solicitam todas as cadeias musculares para produzir um movimento natural como correr, pular, jogar, atirar…
a grande diversidade dos exercícios tornam as sessões muito variadas e lúdicas.
Treinando cerca de 50 minutos 3 vezes por semana, há melhorias do sistema cardiorrespiratório, na força muscular, perda de massa gordurosa e boa manutenção e até mesmo um aumento de massa muscular.
Desenvolvimento e manutenção das capacidades físicas
Resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio,ganho de tônus e desenho muscular.